XLI ENESS “Gralha-Azul: as rosas da resistência nascem do asfalto”


CARTA CONVOCATÓRIA

É com imensa satisfação e alegria que a coordenação nacional da ENESSO junto as discentes ABEPSS, Coordenação Regional, Comissão organizadora local e os centro acadêmicos de serviço social de Curitiba vem por meio desta convocar todas e todos as/os estudantes de Serviço Social para somar e resistir no XLI ENESS “Gralha-Azul: as rosas da resistência nascem do asfalto”, que será realizado na cidade de Curitiba/Paraná do dia 15 ao 19 de julho, se materializando na escola que vai sediar – colégio Estadual Paulo Leminski – Rua Cel. Augusto de Almeida Garret, 135 – Tarumã.

O ENESS, conforme exposto no estatuto da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social-ENESSO, “é a instância máxima de deliberação do Movimento Estudantil de Serviço Social e tem por objetivo reunir anualmente as/os estudantes de todo o país” (2013, art.6, p.9).

Ao longo do encontro serão discutidos a revisão estatutária e temas relacionados à conjuntura, formação profissional, movimento estudantil, universidade e educação, cultura, combate às opressões e outros temas relevantes ao Serviço Social, previamente definidos no Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social (CONESS).

A ENESSO enquanto estrutura política e organizativa das/os estudantes de Serviço Social no Brasil, ao longo da sua história e acúmulo político, tem em seu Estatuto os reflexos dos amadurecimentos organizativos da mesma.

A conjuntura política, social e cultural exige necessárias reorganizações dessa Executiva que, preocupada e atenta à realidade, traz necessárias modificações para seu Estatuto que é base solida e legítima para sua organicidade. Desse modo, atualmente, de três em três anos ocorre o que chamamos de ENESS Estatutário com a finalidade de revisão do Estatuto da ENESSO. A última revisão estatutária aconteceu em 2013 na Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá. No ENESS Candango em 2016 não houve a revisão do Estatuto, logo estamos 05 anos sem revisá-lo.

O XLI ENESS “Gralha- azul: as rosas da resistência nascem do asfalto” deve ser um espaço político-pedagógico para se pensar a estrutura política e organizativa da ENESSO.
Diante a conjuntura política e social posta podemos refletir sobre inúmeros elementos para avançarmos ainda mais num projeto da ENESSO anticapitalista, antirracista, antipatriarcal, articulando junto aos movimentos sociais em um projeto social alinhado com a luta da classe trabalhadora.

Como símbolo de resistência e de luta o XLI ENESS terá como tema: “Gralha-azul: as rosas da resistência nascem do asfalto” sendo a Gralha-azul um pássaro paranaense, que
enterra o pinhão no solo nascendo assim uma araucária (árvore) com diversos outros pinhões, sendo seu ciclo de vida. Ela não pode viver em cativeiros e necessita viver em grupo, realizamos a analogia que somos gralhas-azuis também, não podemos viver presos e sentimos ânsia de viver em coletivo.

“As rosas da resistência nascem no asfalto” traz consigo o peso das palavras de Marielle Franco, mulher negra lésbica, que batalhou durante sua vida por um mundo com ideais emancipatórios. Por mais que o solo não esteja fértil, rosas nascem dele. Não há nada que nos impeça de ser resistência. Marielle presente!

O encontro é de extrema importância na formação política e profissional de todas/os estudantes, tendo em vista o acumulo teórico e político que o MESS construiu historicamente ao longo dos anos, a formação da nossa categoria se realiza para além dos muros universitários, é na rua e na luta junto a classe trabalhadora que a resistência se materializa, bem como nos espaços de construção da ENESSO.

Neste sentido, sugerimos que se articulem com seus centros e/ou diretórios acadêmicos, com as Coordenações Regionais e com Representantes Discentes Regionais, Nacionais da ABEPSS pois nossa construção é coletiva e só juntas/os não arredamos na busca de uma nova ordem social.

Pois como já dizia Paulo Freire ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em
comunhão.

Conforme deliberação do CONESS o XLI ENESS “Gralha-azul: as rosas da resistência nascem do asfalto” ocorrera em dias de semana para que a viagem das/os estudantes possa ser feita nos finais de semana, assim ocupando menos dias úteis.

Aguardamos todas e todos companheiros no encontro,
Hasta la victoria siempre!

IMG-20190424-WA0013.jpg

Deixe um comentário