O Movimento Estudantil de Serviço Social na defesa dos povos originários!


📌 07 de fevereiro dia nacional de luta dos povos indígenas

🖊️ A lei nº 11.696 instituiu em 2008, 07 de fevereiro como o dia nacional de luta dos povos indígenas.
A data marca a luta dos povos indígenas do Brasil, e mais recente no contexto de pandemia de COVID- 19 e na conjuntura política adversa no cenário nacional, assim, tratar dessa data de luta é reforçar a defesa dos direitos sociais historicamente adquiridos, direito à terra, saúde, educação, seguridade social, e combate a todas as formas de racismo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontavam que, no Brasil, totalizam 896.917 pessoas indígenas. Passados mais de 10 anos, os novos dados do IBGE podem vir a revelar que esse número apresentou uma crescente positiva em relação a quantificação e reconhecimento dos povos originários.

📌 Nós enquanto Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social- ENESSO viemos trazer a importância de dar visibilidade a temática da questão indígena na nossa formação acadêmica e exercício profissional.
Entender as opressões sofridas pelo sistema capitalista é reconhecer que os povos originários são historicamente explorados, marginalizados e violados pelas políticas de governo, pelo Estado e pela burguesia.
Reconhecer essa história, enquanto estudantes de Serviço Social, e enquanto profissionais Assistentes Sociais, é entender que há a urgência de reconhecer e apreender acerca das demandas individuais desses povos que sofrem cotidianamente com a barbárie capitalista e as diversas expressões da Questão Social, entender que nosso trabalho também atingirá esses povos, e que é imprescindível a luta em todos os dias, para que sejam respeitados e terem seus direitos garantidos.

DIA 07 DE FEVEREIRO! DIA DE LUTA! 🚩
PELOS DIREITOS E PELA VIDA DOS POVOS INDÍGENAS! 🚩
PELO PODER POPULAR! 🚩

Deixe um comentário