XLI Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social – CONESS TEREZA DE BANGUELA


ÀS ENTIDADES ESTUDANTIS DE SERVIÇO SOCIAL

A Coordenação Nacional da ENESSO, em conjunto com a Comissão Organizadora Local e com o Centro Acadêmico de Serviço Social/ CASES, convoca todas/os as Entidades Estudantis de Serviço Social para participarem do XLI Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social – CONESS, que acontecerá na cidade de Cuiabá/MT, na Universidade Federal de Mato Grosso, nos dias 14,15, 16 e 17 de março de 2019.

O CONESS, conforme exposto no estatuto da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social/ENESSO, “reúne anualmente representantes das entidades estudantis de Serviço Social a nível nacional para definir a pauta do ENESS ou para discutir e deliberar sobre quaisquer questões políticas e profissionais que se julgarem relevantes para o Movimento Estudantil de Serviço Social a nível nacional.” (2013, art.8, p.12).

Dito isto e considerando a atual conjuntura, fica evidente a necessidade de organização da base para participação no encontro, realizando os pré-encontros com vistas a formular propostas para fortalecerem a construção do próximo ENESS (Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social). Presenciamos o acirramento da luta de classes, o recrudescimento do conservadorismo e de ideais neofascistas. Estamos diante de um governo abertamente racista, machista e LGBTfóbico, que não tem medido esforços para esfacelar toda força contrária e resistente que se forja nessa disputa social, histórica, política e ideológica. A cada anúncio vemos a exploração e opressão de nossa classe. No que tange à universidade e educação, o atual presidente da república anunciou no último dia 20 de janeiro que os reitores das universidades federais passarão a ser nomeados por ele, derrubando uma histórica conquista nossa. E, ainda, no que não é noticiado pelos veículos de comunicação hegemônico estão as agressões e morte aos povos indígenas, o Total desrespeito ao vincular ao Ministério intitulado “mulher, família e direitos humanos”, tendo por chefe uma mulher investigada por crimes contra povos tradicionais.

Como símbolo de resistência e de luta o XLI CONESS terá como tema: Teresa de Benguela, sendo esta, uma líder quilombola que viveu no estado de Mato Grosso e que chefiou por cerca de 20 anos o Quilombo do Piolho, também conhecido como Quariterêre. Geograficamente entre o rio Guaporé (a atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia – e a atual cidade de Cuiabá). Durante o período em que Teresa foi líder do quilombo, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão. Posteriormente, sendo destruído pelo comando de Luís Pinto de Sousa Coutinho.

Aguardamos a maior participação possível dos CA’s e DA’s para este espaço tão importantíssimo para nossa formação política e profissional. Neste sentido, sugerimos que se articulem com seus centros e/ou diretórios acadêmicos, e na ausência destes, com as Coordenações Regionais e com Representantes Discentes Regionais e/ou Nacionais da
ABEPSS. O que não vale é deixar de participar!

ENESSO é pra lutar!
(Há)braços de Luta!

Quando resistir faz parte da estrada, é TUDO ou NADA!
gestão 2018/2019
CASES – UFMT Gestão Tereza de Benguela
Cuiabá-MT, 25 de janeiro de 2019.

Anúncios

Sobre ENESSO

A ENESSO, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, é a entidade máxima de representação das/os estudantes de Serviço Social do país. Esta se coloca em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e juntamente com outros movimentos sociais, luta por um novo projeto societário.

Publicado em 01/02/2019, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Fernanda Lima

    Ainda estão abertas as inscrições?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: