CARTA CONVOCATÓRIA PARA O DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O SINAES/ENADE 2018


A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO convoca todas/os as/os estudantes de Serviço Social a somarem-se nas mobilizações contra a prova do ENADE no dia 25 de novembro. (BAIXE A CARTA CONVOCATÓRIA)

ENADEMuitas escolas têm menos estabilidade para realizaremo boicote, tanto pela obrigatoriedade de realização da prova para retirada do diploma, como os riscos de corte de vagas, quanto pelas ameaças de escolas presenciais serem fechadas. Outros limites são apresentados pelas escolas que estão em fase de credenciamento no MEC, outras porque suas/seus alunas/os são ameaçados de perder o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) se não obtiverem nota mínima 3, determinada no ato da matrícula. Essa problemática tem uma dimensão ainda mais complexa quando se trata da redução de vagas nas IES presenciais diante do grande crescimento das escolas na modalidade EaD, discussão que tem sido pautada intensamente nos espaços de debate do Serviço Social.

Além disso, diferente da época do “Provão” onde os boicotes eram classificados e divulgados como um boicote, agora o MEC conseguiu invisibilizar nossa ação política classificando-a como uma simples nota baixa em consequência de um “mau desempenho”. Portanto, ao invés de trazer mais investimento, tem trazido problemas individualizados nas/os estudantes e nas IES cada vez mais precarizadas, conforme citado acima. Sendo assim, como decidir por uma tática que muitos não conseguem aderir e que o MEC conseguiu neutralizar?

As/os estudantes de todo o país tem trazido o debate sobre o SINAES/ENADE. Diante das implicações de boicote junto às escolas, as táticas utilizadas pelas IES privadas e públicas, o ENADE vem se tornando uma forma aperfeiçoar o conhecimento e ganhar prêmios através de seu ranqueamento.

No ano de 2018 mudamos para a área de conhecimento de “Ciências Sociais Aplicadas” e teremos que refazer a prova, portanto, reafirmamos que as tarefas para a ENESSO frente ao ENADE são:

  1.  Construir uma semana de mobilização nacional, entre os dias 16 a 23 de novembro de 2018, articulando com distintas organizações e movimentos sociais para publicizar nosso posicionamento político;
  2.  Ampliar as discussões nas escolas e junto às representações da categoria (CFESS/CRESS; ABEPSS), com professoras/es (ANDES-SN) de modo a reafirmar a crítica radical contra o SINAES/ENADE e fortalecer esta campanha;
  3.  Revisão e atualização da cartilha sobre o SINAES/ENADE para dar suporte aos trabalhos de base nos centros e diretórios acadêmicos, bem como em cada regional da ENESSO;
  4. Distribuição de materiais para a construção da campanha nos S.R.F.P.M.E.S.S. 2018 (artes gráficas para adesivos, cartilhas, stencil para camisetas).

Apesar de termos o posicionamento de não construir o boicote nesse momento por avaliá-lo insuficiente, reconhecemos a importância histórica desse instrumento de luta e não o descartamos definitivamente. O boicote ao ENADE é legítimo e todos os estudantes e entidades de base que fizerem terão apoio e solidariedade da ENESSO, mas ressaltamos que o DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO é nossa tática prioritária neste momento pensando a força que temos quando nos organizamos coletivamente e gritamos em uníssono contra a mercantilização da educação, capitaneada pelo governo federal e exigida pelos organismos internacionais.

“EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NÃO SE MEDE NO ENADE!”

Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO

Também assinam esta convocatória e apoiam o movimento:

Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina – DENEM

 

Anúncios

Sobre ENESSO

A ENESSO, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, é a entidade máxima de representação das/os estudantes de Serviço Social do país. Esta se coloca em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e juntamente com outros movimentos sociais, luta por um novo projeto societário.

Publicado em 20/10/2018, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: