I Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social – SENAGESS, que tem como temática “Capitalismo, Serviço Social e a heteronormatividade: debatendo as opressões de classe, gênero, raça/etnia e sexualidade”


É com muita honra e alegria que o Grupo de Pesquisa Frida Kahlo – estudos de gênero, feminismos e serviço social, convida todas e todos para o I Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social – SENAGESS, que tem como temática “Capitalismo, Serviço Social e a heteronormatividade: debatendo as opressões de classe, gênero, raça/etnia e sexualidade”.

Que acontecerá na Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2019.

Assistentes sociais, professoras/es, pesquisadoras/es nas áreas de gênero, direitos humanos, serviço social, relações de raça/etnia, LGBTTs, estudantes de graduação e de pós-graduação, militantes dos diversos movimentos sociais e demais interessadas/os esperamos por vocês para construir o primeiro Seminário Nacional Gênero e Serviço Social da UFAL.

Nossa proposta é fomentar um excelente espaço para o debate, a socialização das pesquisas, das experiencias profissionais que tenha como foco a exploração e as diferentes formas de opressão.

Configurando-se também enquanto lócus de reafirmar nossos posicionamentos políticos tanto no campo da academia quanto no cotidiano profissional, tendo como diretrizes a dimensão ética da profissão que se consolida no Projeto Ético Político do Serviço Social construído ao longo dos últimos 40 anos da profissão.

Afinal de contas somos todas e todos classe trabalhadora. Uma classe trabalhadora que tem sexo, raça e sexualidade. Partilhamos da concepção de que estas dimensões também se configuram enquanto estruturas funcionais às relações de exploração, opressão e dominação da sociedade burguesa. Neste sentido, a análise de qualquer fenômeno social nesta sociedade requer analisar as relações de classe – fundante do modo de produção capitalista como também exige uma análise das relações patriarcais de gênero, do racismo e da heteronormatividade compulsória.

Assim, é com muito carinho e luta política que convocamos todas e todos que ousam em sonhar que um outro mundo é possível, para participar do nosso Seminário. Pois, como canta Gonzaguinha, esse é um tempo “[…] dos humilhados e ofendidos, explorados e oprimidos, que tentaram encontrar a solução, são cruzes sem nomes, sem corpos, sem datas… Memória de um tempo onde lutar por seu direito, é um defeito que mata”.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do I Seminário Nacional Gênero e Serviço Social da UFAL

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS CLIQUE AQUI!

Anúncios

Sobre ENESSO

A ENESSO, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, é a entidade máxima de representação das/os estudantes de Serviço Social do país. Esta se coloca em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e juntamente com outros movimentos sociais, luta por um novo projeto societário.

Publicado em 01/10/2018, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: