CARTA DE APOIO À OCUPAÇÃO DA PUC/SP


marciafica12

Foto da profª Marcia Eurico no 11° Seminário Anual de Serviço Social (CORTEZ Editora). Fonte: https://www.change.org/p/reitoria-da-puc-sp-marciafica

A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social vem por meio desta manifestar seu total apoio à todas/os as/os estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que neste momento ocupam o prédio da PUC/SP. As/os estudantes que bravamente vem se articulando frente ao Movimento #MARCIAFICA, uma ação pleiteada pelo Centro Acadêmico “Amarildo de Sousa” e que vem sendo apoiada por vários/as profissionais e docentes da área, bem como áreas afins, além de outros movimentos sociais.

“Entenda o caso: No último processo seletivo ocorrido na Faculdade de Serviço Social da PUC/SP para a contratação de docente substituta, a Profª Marcia Eurico foi uma das entrevistadas e aprovada para a vaga, entrando assim para o quadro de docentes da referida instituição. A Profª Marcia Eurico tem uma trajetória pública e notória. É professora universitária há mais de 12 anos, têm experiência tanto no campo acadêmico como nos espaços sócio ocupacionais. Foi a autora mais citada nos trabalhos enviados ao 15º CBAS e tem diversos artigos publicados em revistas científicas, tais como Serviço Social e Sociedade e Revista Ser Social, e no próximo dia 25 deste mês defenderá sua tese na PUC/SP.
A chegada de uma mulher negra naquele espaço tão restrito reacendeu uma discussão que há tempos faz parte das pautas de reivindicações das/os estudantes que constroem o CA da PUC/SP. Assim, no último dia 07 de maio de 2018, durante a realização do 11º Seminário Anual de Serviço Social iniciou-se uma mobilização com o movimento #MARCIAFICA, entendendo a importância de uma professora negra naquele espaço.
Destacamos que o Curso de Serviço Social da PUC/SP é um dos pioneiros no País, com mais de 80 anos de existência, e em toda sua história nunca houve em seu quadro de docentes efetivos um/uma docente negro/a. Ressaltamos ainda que as orientações da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, bem como do conjunto CFESS/CRESS (2016-2018) é direcionada para a imediata inclusão de disciplinas e núcleos de pesquisas que discutam as opressões e entre elas o racismo e as determinações étnico-raciais, e neste sentido, a reivindicação das/os alunos/as é legítima e portanto reafirmamos #MARCIAFICA.”
Nesta direção, reafirmamos nosso compromisso com essa categoria profissional e ressaltamos o necessário e urgente apoio frente a essa trincheira, que neste momento histórico nos convoca a continuar nessa articulação entre entidades, e neste sentido conclamamos à todas/os que historicamente constroem essa categoria profissional, aos profissionais assistentes sociais, discentes e docentes da graduação e da pós-graduação, aos supervisores de campo e acadêmico e a cada um/uma que compactua com o mesmo projeto societário, que assinem o abaixo assinado que já conta com mais de 1.200 ASSINATURAS.

Segue na íntegra o abaixo assinado https://www.change.org/p/reitoria-da-puc-sp-marciafica .
Participem das assembleias que ocorrerão durante a ocupação que reivindica a imediata CONTRATAÇÃO EFETIVA da Profa. Marcia Eurico e por cotas no corpo docente da graduação e pós graduação.

Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.
Comissão Gestora 2017-2018.

Anúncios

Sobre ENESSO

A ENESSO, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, é a entidade máxima de representação das/os estudantes de Serviço Social do país. Esta se coloca em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e juntamente com outros movimentos sociais, luta por um novo projeto societário.

Publicado em 21/05/2018, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: