Hoje, temos muito a comemorar! Dia 15 de Maio, Dia da/o Assistente Social!


Como parte desta categoria profissional, a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO – vem por meio da atual Comissão Gestora reafirmar que permanecemos e permaneceremos ombro a ombro com as/os assistentes sociais na defesa e permanente construção do Projeto Ético-político do Serviço Social, rumo a transformação radical da sociedade!

A atual conjuntura tem imposto a nós condições de vida e trabalho cada vez mais degradantes, que tem implicado diretamente em nossa organização enquanto categoria profissional… Mas nós dizemos não, e seguimos resistindo, compondo os espaços coletivos de luta, de reflexão e deliberação, conclamando a todas e todos estudantes de Serviço Social para que possamos construir o Movimento Estudantil de Serviço Social e a ENESSO, nos inserir e permanecer nos movimentos sociais e organizações da classe trabalhadora traçando junto a nossos pares estratégias de enfrentamento ao que está posto!

Vivemos um momento de recrudescimento do conservadorismo e estratégia descarada da burguesia de intensificação de ataques aos direitos da classe trabalhadora, conquistados por meio de muita luta e organização coletiva. Não existe espaço para neutralidade, referenciando o CFESS: “Nossa escolha é a resistência”!

Resistimos a lógica de mercantilização da educação, que tem sucateado as instituições públicas de ensino e favorecido as empresas que visam apenas lucro e reprodução da ideologia burguesa, impondo a nós o ônus da crise em curso.
Lutamos pela educação enquanto um direito universal!
‘Nossa escolha é a resistência!’

Sabemos que esse desmonte traz impactos frontais ao projeto de formação profissional em Serviço Social consolidado nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, que prevê uma formação para a vida social, demandando a  materialização da unidade ensino-pesquisa-extensão e estágio supervisionado como atividade curricular obrigatória.
Lutamos por uma formação permanente, crítica e presencial, para que todas/os tenhamos condições reais de desenvolver uma postura crítica, na defesa dos interesses da classe trabalhadora: por uma Universidade Popular!
‘Nossa escolha é a resistência!’

Rechaçamos o racismo entranhado na sociedade brasileira, que tem negado às/aos estudantes negras e negros o acesso e permanência no ensino superior, e aos direitos humanos;  o machismo que impõe a mulher trabalhadora uma rotina que sufoca sua condição humana; a lgbtfobia que nega a diversidade e a liberdade de expressão dos sujeitos que não se enquadram nesse modelo heteronormativo, e toda e qualquer forma de opressão!
‘Nossa escolha é a resistência!’

Saudamos as/os profissionais do Serviço Social brasileiro pela sua história de lutas e destacamos o processo de reflexão construído desde o Movimento de Reconceituação, que marca o amadurecimento do significado social e político da profissão, culminando em uma perspectiva de ruptura com o conservadorismo, na direção da emancipação humana, pautando a liberdade como valor ético central. Isso não é pouca coisa!

Reforçamos a importância da dimensão político-organizativa da categoria profissional, como nos aponta o professor Marcelo Braz, como um dos elementos de materialização do Projeto Ético-político profissional, posto que a ABEPSS, o Conjunto CFESS-CRESS  e a ENESSO tem construído histórica e cotidianamente uma articulação, a qual possui papel fundamental na direção social da profissão. Somos estudantes trabalhadoras/es e nos colocamos na luta nos espaços de organização da nossa classe, lutando pelos interesses das/os estudantes de Serviço Social, sabendo que nossa libertação não pode ser individual!
Nossa escolha é a resistência!

A ENESSO dedica a todas/os Assistentes Sociais e estudantes que escolhem resistir, este poema, de autoria da estudante e militante Brenda Soares Rodrigues, Discente Regional ABEPSS (Leste), a qual expressa o legado da organização política das/os estudantes de Serviço Social:

AOS QUE VIERAM E JÁ FORAM E AOS QUE AINDA VIRÃO E IRÃO

 

Aos que vieram e já foram, agradecemos pela construção,

aos que ainda virão e que irão, pedimos paciência e compreensão.

Sair das demandas individuais e lutar pela coletiva,

não é nada fácil, e nunca será,

lutar e remar contra o as amarras impostas é desafiador e adoecedor também.

Como resultado, terão no mínimo uma nova família, alguns comprimidos e muita história pra contar

Não levem o incômodo como algo ruim, a mudança parte dele

Ah, e quem já veio e foi, voltem, voltem sempre, ajudem quem chegou com a sua experiência.

O saber não vale de nada se não for compartilhado.

Contribuir para a luta coletiva não deixa de ser importante quando você já não faz mais parte do protagonismo dela.

Aos que estão, desejo estudo.

Se apropriar do espaço que ocupa é o mínimo para não militar por militar.

Levantar bandeiras sem se responsabilizar pelas consequências é o mesmo que jogar toda história de luta construída antes da sua chegada.

Não desperdice essa história com arrogância e ignorância.

E tenha sempre em mente,

Lutar agora para ter um amanhã melhor.

E com isso, repito

Aos que vieram e já foram, agradecemos pela construção,

aos que ainda virão e que irão, pedimos paciência e compreensão

Sair das demandas individuais e lutar pela coletiva,

não é nada fácil, e nunca será,

lutar e remar contra o as amarras impostas é desafiador e adoecedor também.

Como resultado, terão no mínimo uma nova família, alguns comprimidos e muita história pra contar.Dia do Assistente Social

 

Anúncios

Sobre ENESSO

A ENESSO, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, é a entidade máxima de representação das/os estudantes de Serviço Social do país. Esta se coloca em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e juntamente com outros movimentos sociais, luta por um novo projeto societário.

Publicado em 15/05/2018, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: