CARTA À ENESSO: PRÓXIMOS PASSOS


cartaaenesso

No dia 28 de junho de 2017 a Comissão Organizadora do ENESS “Barril Dobrado” divulgou a notícia sobre o cancelamento do XXXIX Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social através de uma carta em sua página do facebook – acesse em “www.goo.gl/ih2zKU”. Conforme registrado na carta a decisão foi tomada a partir do “baixíssimo número de inscrições”, o que inviabiliza a construção de um evento tão “grande” quando precisamos garantir desde à estrutura até a metodologia e os demais detalhes como exige o Encontro Nacional.
Na conjuntura que vivemos, na qual cortes no financiamento das universidades públicas se tornaram rotineiros, construir um encontro nacional para cerca de mil estudantes de todo o Brasil não tem sido uma tarefa fácil. As reitorias e unidades vem burocratizando ainda mais a concessão do espaço das universidades, ‘poupar recursos’ é a justificativa mais comum para negar a disponibilização de espaço e estrutura para a realização de um encontro de formação acadêmica e política.
Nesse sentido, viemos por meio desta pedir a compreensão das/os estudantes de Serviço Social de todo o Brasil, principalmente daqueles que já tinham se organizado para participar do encontro. É preciso que estejamos juntos, unidos e organizados para enfrentar o cenário que a realidade brasileira nos coloca, principalmente no sentido de superá-la construindo estratégias coletivas. Agradecemos a contribuição e o compromisso do CASS Dandara e das demais militantes que constituíram a Comissão Organizadora do ENESS Barril Dobrado, construindo possibilidades até a responsável decisão final da Comissão Organizadora local.
Nosso estatuto nos orienta em sua Seção III, mais precisamente no parágrafo quinto do artigo oitavo: “§5º O CONESS poderá ser acionado em caráter extraordinário, pela Coordenação Nacional da ENESSO ou pelas Coordenações Regionais de pelo menos 4 regiões diferentes. Para deliberações à respeito de questões pertinentes à construção do ENESS, ou para discussões de formação política e profissional.”
Desta maneira, a Coordenação Nacional junto Discência Nacional em ABEPSS convocam um Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social Extraordinário. Este CONESS acontecerá dos dias 18 à 21 de Julho de 2017 na sede do Diretório Central das/os Estudantes da Universidade Federal da Bahia, na cidade de Salvador. A programação será divulgada nas mídias sociais da ENESSO no dia — de Julho de 2017 junto ao formulário de inscrição.
Poderão se inscrever até 3 participantes por escola, sem contar as representações da mesma escola, caso existam. Como temos conhecimento de muitas pessoas que já haviam se organizado quanto à locomoção e às passagens, atentamos para a responsabilidade neste momento delicado em buscarmos manter uma comunicação ativa entre as Secretárias/os de Escola, Coordenações Regionais e Nacionais e Discentes em ABEPSS para que possamos efetivamente nos organizar para o encontro.
Com a ausência do Encontro Nacional deste ano, as deliberações que lá aconteceriam precisaram ser repensadas para que possamos dar continuidade a nossa organização. Portanto, anunciamos que este CONESS Extraordinário Barril Dobrado deverá deliberar uma gestão provisória/comissão de apoio que irá direcionar a Executiva junto à Discência Nacional em ABEPSS e terá como sua principal tarefa fortalecer a ENESSO desde suas bases para que consigamos materializar o ENESS de 2018 e, por consequência, uma nova gestão de Coordenação Nacional.
As outras deliberações referentes a escolha das escolas sede para os próximos encontros bem como a apresentação e posse das novas Coordenações Regionais também acontecerão durante o CONESS. Caso alguma região não consiga enviar nenhum(a) Coordenador(a), a diretoria da ENESSO assume a responsabilidade de contatar as Comissões Eleitorais dos Encontros Regionais para divulgar amplamente o programa das chapas eleitas bem como os contatos das novas Coordenações Regionais.

Evento facebook: CONESS EXTRAORDINÁRIO BARRIL DOBRADO

Anúncios

Sobre ENESSO

A ENESSO, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, é a entidade máxima de representação das/os estudantes de Serviço Social do país. Esta se coloca em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e juntamente com outros movimentos sociais, luta por um novo projeto societário.

Publicado em 09/07/2017, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: